4 erros comuns que jovens casais cometem: Veja se você comete e como evitar

29 DE JANEIRO DE 2025

Casados precisam cultivar uma relação saudável exige paciência, comunicação e a humildade de reconhecer que sempre há espaço para aprender e crescer juntos.

 

É natural que, ao iniciar a vida a dois, surjam dúvidas e inseguranças sobre como construir um relacionamento saudável. Muitas vezes, esperamos que tudo corra perfeitamente, mas nos esquecemos de que cada casal tem seu próprio ritmo e aprendizados. Vale lembrar que os relacionamentos exigem maturidade, paciência e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Qualidades estas que precisamos desenvolver a tempo para evitar uma crise matrimonial.

 

Esperar que o outro “complete” você

É lindo querer estar ao lado de alguém que nos inspire e some em nossa vida. Porém, quando passamos a acreditar que essa pessoa deve suprir todas as nossas carências, perdemos nossa individualidade e colocamos uma pressão desnecessária no relacionamento. Lembrem-se: vocês já são pessoas completas, que agora compartilham alegrias e desafios.

 

Falta de comunicação assertiva

Muitas discussões podem ser evitadas se expressarmos nossos sentimentos de forma clara e respeitosa. É comum ter medo de desagradar, mas guardar tudo para si gera frustrações que crescem com o tempo. Conversas abertas fortalecem o vínculo e ajudam a construir uma base de confiança.

 

Não assumir a nova “identidade” de casados

Depois do casamento, inicia-se uma nova fase, em que vocês formam uma família – mesmo que seja apenas o casal, por enquanto. É importante desenvolver rotinas e tradições conjuntas, criando uma identidade própria. Quando não se abraça essa mudança, podem surgir conflitos sobre papéis, tarefas e expectativas.

 

São Paulo traz uma citação que julgo perfeita para esse tema na epístola de I Coríntios. Aqui vai um exercício para contextualizar melhor o tema: ao ler o versículo, troque a palavra “menino” por solteiro(a) e “homem” por casado(a):

 

"Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino." (1 Coríntios 13:11)

 

Sempre que celebro um novo casamento, gosto de frisar que, daquele dia em diante, ambos não devem ter mais amigos ou amigas pessoais; os amigos precisam ser do casal. Seu confidente, obrigatoriamente, precisa ser seu cônjuge.

 

Não buscar ajuda ou procurar em lugares errados

Todos os casais, um dia ou outro, por mais apaixonados que sejam, enfrentarão desafios. O problema não está em ter dificuldades, mas em negar a necessidade de suporte. Buscar aconselhamento com profissionais ou pessoas de confiança pode prevenir desgaste emocional e resgatar a harmonia do lar. Porém, não saia por aí pedindo ajuda a qualquer pessoa. Se você é homem, procure conversar com outro homem, de preferência com mais experiência; da mesma forma, as mulheres devem conversar com outras mulheres. Desabafar com alguém do sexo oposto pode terminar de uma forma não tão positiva.

 

Cada casal é único e merece encontrar seu próprio caminho. Cultivar uma relação saudável exige paciência, comunicação e a humildade de reconhecer que sempre há espaço para aprender e crescer juntos.

 

Pense nisso!

 

Deseja conversar ou buscar orientação? Ficaremos felizes em ajudar. Entre em contato conosco pelo Instagram @pr.douglasdias.

 

 

Crédito/Foto: Freepik

 

Fale Conosco
Pelo WhatsApp